sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EUGÉNIO DE ANDRADE - POESIA E PROSA


Os dois volumes da obra de Eugénio de Andrade, editados pela Modo de Ler, são ambos uma autêntica preciosidade. Poesia Reunida e Prosa Reunida são livros tão belos como as pessoas que deles me possibilitaram um presente. A prosa é de um poeta por isso leio-a cheia de poesia. Cheia de sabedoria e claridade nas coisas.  O volume Poesia traz muitas mais  luzes lá dentro. Luzes que só tremeluzem diante da abertura desmedida a todas as palavras simples, a todas as raízes da nossa linguagem. Dessas luzes primordiais desprende-se para cima das minhas mãos, para dentro dos meus olhos, a essência de que se faz o Poema. Aqui ler a Poesia é sinónimo de amar a poesia.

TRÊS POEMAS DA ANTOLOGIA:

ENQUANTO ESCREVIA

Enquanto escrevia, uma árvore começou a penetrar-me lentamente a mão direita. A noite chegava com seus antiquíssimos mantos; a árvore ia crescendo, escolhendo para domínio as águas mais espessas do meu corpo. Era realmente eu, este homem sem desejos doutro corpo estendido ao lado? Já não me lembro, passava os dias a dormir à sombra daquela árvore, era o último verão. Às vezes sentia passar o vento, e pedia apenas uma pátria, uma pátria pequena e limpa como a palma da mão. Isso pedia; como se tivesse sede.

A BEIRA DE ÁGUA

Estive sempre sentado nesta pedra
escutando, por assim dizer, o silêncio.
Ou no lago cair um fiozinho de água.
O lago é o tanque daquela idade
em que não tinha o coração
magoado. (Porque o amor, perdoa dizê-lo, dói tanto! Todo o amor. Até o nosso, tão feito de privação.) Estou onde
sempre estive: à beira de ser água.
Envelhecendo no rumor da bica
por onde corre apenas o silêncio.

VER CLARO

Toda a poesia é luminosa, até
a mais obscura.
O leitor é que tem às vezes,
em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.
E o nevoeiro nunca deixa ver claro.
Se regressar
outra vez e outra vez
e outra vez
a essas sílabas acesas
ficará cego de tanta claridade.
Abençoado seja se lá chegar.

in Poesia, Eugénio de Andrade, Modos de Ler

Sem comentários: