sábado, 22 de janeiro de 2011

WILLIAM FAULKNER - A RECOMPENSA DO SOLDADO

Publicado em 1926, «A Recompensa do Soldado« é a primeira obra de Faulkner e um dos mais memoráveis romances sobre a Primeira Guerra Mundial. Relata e história de um veterano que regressa a casa ferido, seguindo a vida de três soldados e o impacto do seu regresso sobre a vida das pessoas, particularmente das mulheres que foram deixadas para trás.

É a história de Donald Mahon que regressa muito marcado pela guerra, a primeira guerra mundial, à sua cidade natal, Chalerstown, na Geórgia.
Um livro que nos dá a conhecer como que a primeira voz de William Faulkner, num estilo que já anuncia a sua grandiosidade. Considerada uma história de esperança, humor negro e desespero.

Um excerto do livro:
«Donald Mahason jazia silenciosamente consciente de uma Primavera invisível e esquecida, de verdura, nem recordada nem esquecida. Passado um bocado, o nada em que vivia voltou a absorvê-lo inteiro, mas inquietantemente. Era como o mar pelo qual não podia por completo passar nem do qual completamente se afastar. O dia transformou-se em tarde, transformou-se em entardecer e numa noite iminente: noite como um navio, de velas cor de crepúsculo, que sonhava navegando pelo mundo fora, escuro em direcção à escuridão. E, de repente,  ele descobriu que estava a passar do mundo da escuridão, em que vivera durante um tempo em que não conseguia recordar, de novo para um dia que há muito tinha passado, que já fora gasto por aqueles que viviam e choravam e morriam, e assim, ao lembrar-se dele, aquele dia era só seu: o único troféu que ele roubara ao Tempo e Espaço. Per ardua ad astra.» (Pela adversidade até às estrelas)

William Faulkner, A Recompensa do Soldado, Casa das Letras, p. 290

Sem comentários: