segunda-feira, 21 de junho de 2010

AS PEQUENAS MEMÓRIAS - JOSÉ SARAMAGO


«Nem tudo foram sustos nas salas de cinema aonde o garoto de calções e o cabelo cortado à escovinha podia entrar. Havia também fitas cómicas, em geral curtas, com o Charlot, o Pamplinas, o Bucha e o Estica, mas os actores de quem eu mais gostava eram o Pat e o Patachon, que hoje parece terem caído em absoluto esquecimento. Ninguém escreve sobre eles e os filmes não aparecem na televisão. Vi-os sobretudo no Cinema Animatógrafo, na Rua do Arco do Bandeira, aonde ia de vez em quando, e recordo quanto me ri numa fita em que eles (estou a vê-los neste momento) faziam de moleiros. Muito mais tarde viria saber que eram dinamarqueses e que se chamavam, o alto e magro, Carl Schenstrom, o baixo e gordo, Harold Madsen. Com estas características físicas era certo e sabido que chegaria o dia em que teriam de interpretar Dom Quixote e Sancho Pança, respectivamente. Esse dia chegou em 1926, mas eu não vi a fita. »
in As Pequenas Memórias, José Saramago

Procurei um excerto fílmico do par "Bucha e Estica", representado pelos actores Stan Laurel e Oliver Hardy, que também acho tão engraçados. (Guardo um porta-livros muito antigo cá em casa que são dois bonecos de porcelana antiga com as caras muito sorridentes, as cabeças cobertas com os chapéus muito negros e os corpos (sentados) destes amigos a quem acho muita piada e que, afinal, são uma referência não só para mim e para o Tiago, a quem acabei por oferecê-lo, mas também para Saramago.)
É caso para dizer "Recordar é viver":

Sem comentários: