terça-feira, 9 de março de 2010

CONTO DE SARAMAGO ADAPTADO AO CINEMA

Embargo, de António Ferreira

SINOPSE

Nuno é um homem que trabalha numa roulotte de bifanas, mas que inventou uma máquina que promete revolucionar a indústria do calçado - um digitalizador de pés. No meio de um embargo petrolífero e deparando-se com uma estranha dificuldade, Nuno tenta obstinadamente vender a máquina, obcecado por um sucesso que o fará descurar algumas das coisas essenciais da sua vida. Quando Nuno fica estranhamente enclausurado no seu próprio carro e perde uma oportunidade única de finalmente produzir o seu invento, vê subitamente a sua vida embargada…

Realização: António Ferreira
Produção: ZED FILMS – CURTAS E LONGAS
Co-Produção: Vaca Films (Espanha), Diler e Associados (Brasil), Sofá Filmes (Portugal)
Produtores: Tathiani Sacilotto e António Ferreira
Produtores Associados: Borja Pena, Emma Lustres, Diler Trindade.
Elenco: Filipe Costa, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança, Eloy Monteiro.
Argumento: Tiago Sousa, a partir da obra homónima de José Saramago
Fotografia: Paulo Castilho
Música Original: Luís Pedro Madeira
Produção Executiva: Tathiani Sacilotto
80 min - Portugal/Espanha/Brasil 2010


Vê o trailer aqui:
 http://www.youtube.com/watch?v=z0fgM_cQvH0

O bom humor de Saramago

A estreia de Embargo, a adaptação ao cinema de um conto de Saramago, deverá ocorrer apenas no Verão. Mas nós já vimos e gostámos do filme, que só está terminado há duas semanas, e passou em ante-estreia mundial, no Fantasporto.
Nós já vimos, mas José Saramago ainda não. Com algum nervoso miudinho, estão à espera da estreia para mostrar o filme ao Nobel. E depois logo se vê. Esperamos que goste. E o António Ferreira, claro está, também. A estreia de Embargo, a adaptação ao cinema de um conto de Saramago, deverá ocorrer apenas no Verão. Mas nós, privilégio dos privilégios, fomos dos poucos que já vimos o filme, que só está terminado há duas semanas, e passou em ante-estreia mundial, no Fantasporto, no Pequeno Auditório do Rivoli (onde só cabem 150 pessoas). E, imagine-se lá, António Ferreira, o autor de Esquece Tudo o que te disse, fez da história de Saramago uma comédia. "O conto tem aquela ironia do Saramago, mas é muito mais sério do que o filme", explicou o realizador ao Final Cut.



Nós rimo-nos quase do princípio ao fim, graças aos excelentes diálogos de António Ferreira e a interpretação dos actores (os principais são pouco conhecidos), com destaque para Filipe Costa, no papel principal. É que, apesar de ser visivelmente uma comédia, também o humor de António Ferreira é inteligente e nada alarve. E coseu as pontas da história original, com apenas 12 páginas, para se manter fiel ao conceito, e não ao texto. O mais importante está lá: Embargo é uma reflexão sobre a dependência do petróleo e do automóvel, criando duas situações extremas - um embargo petrolífero que faz com que a gasolina seja racionada e um homem que, por mistério, não consegue sair do seu automóvel.






António Ferreira lembrou-se de adaptar Saramago muito antes de Fernando Meirelles. Há 15 anos, ainda estudante de cinema, pegou no texto e até filmou algumas cenas para uma curta. "Era tudo muito diferente, eu próprio era o actor", explica. O projecto ficou na gaveta, até que, com a greve dos camionistas, ocorreu-lhe ressuscitá-lo. Ganhou o subsídio para a curta-metragem, mas dois meses antes de filmar resolveu passar a longa. "Um filme não é um livro e tivemos de acrescentar muitas coisas, pois o conto só tem12 páginas. Tivemos de dar uma história ao Nuno".

Embargo é uma co-produção ibero-brasileira, filmada em digital, que tal como em Esquece Tudo o que te disse, encontra um caminho alternativo para o cinema português: uma obra de qualidade acessível ao grande público. Tem tudo para ser o grande filme do próximo Verão.

http://aeiou.visao.pt/o-bom-humor-de-saramago=f550579

Sem comentários: