terça-feira, 1 de dezembro de 2009

75 anos de Mensagem



Doce Pat, o Paulo sugeriu-nos o sítio que deixo de seguida. O Gonçalo M. tavares escreve lá regularmente. Aproveitei a navegação para roubar esta notícia para ti...
http://www.pnetliteratura.pt


Passam hoje, dia 1 de Dezembro, 75 anos sobre a publicação da primeira edição de Mensagem de Fernando Pessoa. Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e a Câmara Municipal de Lisboa promovem uma sessão comemorativa no anfiteatro da BNP com a presença de Eduardo Lourenço, Manuel Alegre e Vasco Graça Moura.
Ler tudo aqui:http://www.bnportugal.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Mimha linda amiga,
obrigada pela notícia literária que me trazes. Sabes que eu já tenho várias edições da Mensagem cá em casa pois todos os anos, chegando a altura de dar o conteúdo "Texto épico-lírico", não resisto a uma edição diferente das que já tenho. Tenho esta mania quando gosto muitíssimo dos livros. Assim, quem sabe a tua notícia seja a minha pré-aquisição dessa obra que a Guimarães editores vai publicar tal e qual ela se apresentou dactilografada na 1ª edição, conforme Pessoa viu ao desfolhá-la depois de premiado (e exclusiva!). Tenho várias edições (e traduções) de Memorial do Convento; de Camões A Lírica e Os Lusíadas; A Terceira Rosa de Manuel Alegre; O Barão Trepador de Ítalo Calvino; O Amante de Marguertie Duras; Poesia de Octávio Paz;...é uma verdadeira paixão coleccionar livros de que gostamos especialmente.
Também me perdi no site que o teu Paulinho nos recomendou... Adorei as coisas do Gonçalo M. Tavares e visitei o site do Magazine littéraire pois como tu sabes eu costumo comprar mensalmente a revista e adorei a reportagem com diaporama de homenagem ao grande dramaturgo francês Eugène Ionesco. Muito obrigada aos dois e muito mais que mil beijinhos vos envio, neste preciso instante, daqui.

Patrícia